0

5HTP e Picolinato de Cromo pra acabar com ansiedade e compulsão por doces!

Olá! Quanto tempo que eu não posto por aqui!
É que ainda estou me adaptando a essa nova Fase GLUTENFREE e LACTOSE e CASEÍNAFREE :)

Pra quem não sabe, a caseína é a proteína do leite, a que é encontrada em todos seus derivados :))
E eu! Sou alérgica/intolerante aos 3!
Tô apanhando um pouco, pra mudar rotinas alimentares e inclusive tô a caça de uma nutricionista especializada nessa área! Assim que eu tiver alguma informação maior, passo a diante..
Belo dia, no whatsapp com as #poderosasperuas (um grupo de amigas do IG, @mariazezesa, @soniaelane, @donasaude @grazielabracco ) estavamos conversando e a Zezé falou do Picolinato, e euuu como sou A FORMIGA, fui atrás de manipular pra mim!
Não precisei de receita já que é um suplemento mineral, mas dei uma pesquisada antes, e abaixo vou colocar minha pesquisa ok? Muito bom esse suplemento, a moça da Farmácia Gallen que me recomendou a adição do 5 HTP e da Vitamina C pra potencializar a ação dos 2 princípios e me prometeu milagres e olha, ELE ACONTECEU!! Eu tô tomando esse suplemento desde sexta, e desde sexta tenho me sentido bem, e sem nenhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuma vontade de doces.. Sério! Eu era daquelas que almoçava e tinha que comer um doçinho! KKKKK

:) Nem que fosse uma fruta! KKKKK

Espero que ajude outras pessoas como tem me ajudado! A minha dose é de 400mg PDC + 80mg 5HTP + 100mg Vit C, ela é a dose máxima diária já, pois a minha vontade enlouquecida de doce é logo depois do almoço, então eu como e já tomo logo em seguida e fico livre dessa vontade, e olha, tô até mais bem humorada, abaixo vai saber por que!! Você pode pedir pra fracionar essa dose, pergunte a sua farmacêutica, médica ou nutricionista!! 
Beijinhos Maria Clara!


Revista Boa Forma:

Efeitos do 5HTP

Se você anda tristinha, sem pique para malhar e fazer dieta, atenção para esta boa notícia: uma substância extraída de um legume africano promete mandar o desânimo embora. Mais feliz, você volta a ter vontade de se cuidar e, com isso, resiste aos doces e dedica-se mais aos exercícios. O resultado? Quilos a menos e felicidade em dobro.

O nome parece um código científico: 5HTP. Significa 5 hidroxitriptofano, que age da mesma forma que o triptofano, substância precursora da serotonina, o neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Só que é mais poderoso no processo da felicidade. “O 5HTP sai da corrente sanguínea mais facilmente em direção ao cérebro, onde aumenta a síntese da serotonina no sistema nervoso central”, afirma Wilson Rondó Júnior, clínico-geral especialista em terapia ortomolecular, de São Paulo. Níveis elevados de serotonina contribuem para garantir prazer e melhorar o humor. Outro ponto a favor da dieta: “Bem-humorada, você tem mais jogo de cintura para driblar as dificuldades que acompanham um programa de emagrecimento, como reduzir guloseimas e cortar frituras”, afirma o consultor de nutrição Alfredo Galebe, de São Paulo. E, de quebra, sobra energia para você caminhar, correr ou fazer outras atividades que queimam calorias.

A serotonina em alta também minimiza os ataques incontroláveis de gula e, por isso, os assaltos à geladeira ficam mais raros. “A falta desse neurotransmissor no cérebro está intimamente associada à compulsão alimentar e ao aumento do desejo de massas e doces”, diz a médica ortomolecular Heloísa Rocha, do Rio de Janeiro. Apesar disso, o 5HTP não é considerado um recurso mágico para se livrar dos quilinhos extras. “A substância facilita o processo, mas não dá para fugir: é você que tem de fazer o esforço para malhar e não furar a dieta”, avisa Galebe.

Do que é feito o 5HTP?

Extraído do Griffonia simplicifolia, legume originário do oeste da África, o 5HTP não é exatamente uma novidade. Há 30 anos é estudado em vários países. No Japão, uma pesquisa da Universidade de Kobe revelou que a substância dá uma leve tapeada na fome. Apesar de ter sido feita em ratinhos, acredita-se que acontece o mesmo em humanos. “O 5HTP favorece a liberação da leptina, hormônio da saciedade. Essa ação é mínima, mas valiosa para quem tem muito apetite e precisa emagrecer”, diz a nutricionista Marcella Amar, da Clínica Essential, no Rio de Janeiro. Mais: melhora a qualidade do sono e combate os sintomas da TPM. Afinal, quem não quer uma forcinha para se controlar diante de um chocolate nos dias que antecedem a menstruação...

Nos Estados Unidos, o 5HTP tem aprovação do Food and Drug Administration (FDA) como suplemento alimentar e é encontrado em cápsulas nas prateleiras das farmácias. Por aqui, ainda não passou pela avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, por isso, não pode ser vendido pronto. No entanto, por ser uma substância natural, dá para mandar fazer fórmulas manipuladas.

Será que você pode tomar o 5HTP?

Os efeitos são sedutores. Mas, alto lá! Essa substância não é para todo mundo. Se você toma antidepressivo, esqueça! A combinação do hidroxitriptofano com esse tipo de medicamento provoca confusão mental. Gestantes e lactantes devem ficar longe. Não é o seu caso? Ainda assim, consulte um médico endocrinologista ou ortomolecular: só ele pode definir a dosagem e o tempo de consumo do 5HTP, além de acompanhar o tratamento, pois há o risco de o produto provocar náuseas e problemas gastrointestinais, especialmente se ingerido numa dose inadequada. Não vale arriscar!

Programa Bem Estar, Globo:

Picolinato de cromo: entenda como ele pode reduzir o apetite por doces

em excesso, mineral pode prejudicar fígado e rins

Foto: Reprodução
Por Renata Demôro


Você acredita que conseguiria manter a linha na dieta se não sentisse aquela necessidade de atacar um brigadeiro? Estudos recentes apontam que o picolinato de cromo poderia inibir a vontade de comer doces, além de ajudar na perda de peso. De acordo com a nutricionista Andréa Uzeda, da Clínica Dicorp, “a principal função do cromo no organismo é potencializar os efeitos da insulina, o que promove a redução nos níveis de gordura corporal, a sensação de saciedade e diminui o apetite voraz por doces”.

Substância ameniza a vontade de comer carboidratos em geral

Segundo a nutricionista funcional Gabriela Maia, “o picolinato de cromo é a forma mais bem absorvida pelo organismo do mineral cromo. A substância atua em enzimas ligadas ao metabolismo energético e age diretamente na regulação dos níveis de glicose sanguínea. Ele estabiliza os níveis de glicose, ameniza a fome e a necessidade de consumir alimentos ricos em carboidratos, como os doces”.

Excesso pode prejudicar funcionamento dos rinsAntes de sair correndo para comprar um potinho de picolinato de cromo na farmácia saiba que o excesso deste mineral no organismo pode ser nocivo à saúde. “Os efeitos colaterais incluem dores de cabeça, insônia, diarreia e vômitos. Em casos graves pode levar a sérios danos hepáticos, anemia profunda e insuficiência renal”, explica Andréa. Gabriela Maia completa: “Foram encontradas mutações genéticas e danos ao DNA de ratos que ingeriram altas doses de cromo. Os estudos são preliminares, mas apontam a necessidade de acompanhamento de profissionais especializados no consumo e na suplementação da substância”.

Brócolis e maçã são fontes ricas em cromoMas é possível encontrar o cromo na natureza? Sim! “Brócolis, nozes, fígado, ameixa,  nozes, maçã com casca, levedo de cerveja, cereais integrais, queijos, cogumelos, espinafre e vinho são fontes ricas em cromo”, diz a nutricionista Andréa Uzeda.  Ela explica que os estudos sobre a dosagem recomendada de picolinato de cromo ainda são controversos, mas ela não recomenda a ingestão diária superior a 200mcg da substância.

A nutricionista Gabriela Maia explica que a deficiência de cromo no organismo é rara, já que precisamos apenas de pequenas doses diárias.  “O uso isolado de nenhum suplemento vai garantir o milagre do emagrecimento. A prática regular de exercícios físicos e a reeducação alimentar são fundamentais para a perda de peso”, conclui a nutricionista funcional Gabriela Maia. 


0 recadinhos!:

Postar um comentário

Back to Top